sexta-feira, 27 de maio de 2011

A nossa visita de estudo:o que vimos e aprendemos!

No dia 25 de Maio, nós, alunos do 5ºF e outras turmas do 5º ano da escola Gualdim Pais fizemos uma visita de estudo que ficará para sempre nas nossas memórias.
Pelo caminho, para Aljubarrota vimos muitas ventoinhas eólicas. Chegados ao nosso destino, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, começámos por explorar o campo onde decorreu a famosa batalha, na qual o exército português saiu vitorioso. Observámos no local a posição das tropas, do Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, a do rei D. João I, Mestre de Avis. Havia lugar para todos, a Ala dos Namorados, os arqueiros Ingleses e as famosas covas do Lobo, para apanhar de surpresa o adversário. Foi uma Batalha ganha com inteligência: a táctica do Quadrado. Aprendemos mais com os cronoscópios e com o filme baseado numa crónica de Fernão Lopes. ainda tivémos tempo para ver lesões mortais em ossos dos guerreiros que ficaram no campo de batalha.
Depois do almoço dirigimos-nos ao centro da Ciência Viva do Alviela. Aqui aprendemos sobre os morcegos, a formação da nascente do Alviela, o ciclo da água e a evolução geológica da serra. Para isso fizémos experiências, vimos um filme em 3D e andámos num simulador!!

Foi muito divertido!


Alunos do 5º F

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Floresta e os Incêndios

                                         

     Ontem, durante a aula de Estudo Acompanhado, fomos assistir a uma palestra na Biblioteca Municipal sobre as consequências dos incêndios florestais. Antes da conferência, aguardámos no anfiteatro exterior, em bom convívio com as nossas professoras Inês Sousa e Isabel Branco, e aproveitámos para ler os folhetos que nos foram entregues.
     Aprendemos com o engenheiro Eugénio Menezes Sequeira que o Homem pode promover acções para prevenir os incêndios e recuperar as florestas depois de eles terem acontecido.
     O aumento da erosão que empobrece os solos e contamina as águas é uma das consequências dos incêndios. Mas há outras: a redução da biodiversidade biológica da flora e da fauna e o aumento do risco de cheias.
A gravidade destas consequências depende da área ardida, da temperatura do fogo junto ao solo e da capacidade de recuperação da vegetação.
     Só o ser humano pode evitar estas consequências, se gerir bem e organizar a floresta e todos os espaços verdes.
Trabalho realizado por:
Alunos do 5ºF

Poesia partilhada na Primavera


     No início do mês de Abril, despontava ainda a Primavera, encontámo-nos com os alunos do 5.°C, no pátio da Escola, para partilharmos uma vez mais as nossas leituras. Desta vez o tema era a Primavera. Como nos sentíamos inspirados pela beleza desta estação do ano, nós preparámos, em Estudo Acompanhado, os nossos próprios poemas, que recitámos com emoção. Os nossos colegas da turma C leram-nos bonitos poemas de grandes autores portugueses. Foi um agradável momento, em que aprendemos a ouvir com atenção para sermos também escutados. Até breve.
 Os alunos do 5.°F