Gualdim Pais foi o primeiro grão-mestre da Ordem dos Templários, sendo conhecido, nos dias de hoje, pelas conquistas relativas à defesa de territórios na altura da conquista de Portugal aos Mouros.
Relativamente às suas origens pouco se conhece. Sabe-se que desenvolveu um papel de grande importância na história de Portugal, na sua formação até, mas pouco se conhece quanto às suas origens.
Filho de Paio Ramires e de Gontrode Soares, combateu ao lado de D. Afonso Henriques contra os mouros, sendo ordenado Cavaleiro pelo rei, no campo de Ourique.
Mas o seu papel como cavaleiro ganhou um maior relevo junto das conquistas na Palestina, na tomada de Ascalon e no cerco de Gaza. É também na Palestina que Gualdim Pais decide ingressar na Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo, ou Cavaleiros Templários.
Gualdim Pais foi também o fundador dos Castelos de Almourol, Idanha, Ceras, Monsanto e Pombal.
Mas a verdadeira tarefa entregue a Gualdim Pais foi em 1184. Aos setenta e dois anos, Gualdim Pais, defende a cidade de Tomar de uma possível intrusão das tropas Mouras, tarefa que desempenhou na perfeição.
Pouco tempo depois, Gualdim Pais acaba por falecer, aos setenta e sete anos. Foi sepultado em Santa Maria dos Olivais, em 1195. Aqui ainda se pode visitar o Grão-mestre que ajudou na construção de Portugal e na conquista de Portugal aos Mouros.
Texto baseado num artigo da revista “ Super Interessante” – A vida e obra de Gualdim Pais.
João Laranjeira nº16 5ºF
Sem comentários:
Enviar um comentário